quinta-feira, 7 de maio de 2009

Amor, liberdade


"Eu queria que existisse a tão sonhada liberdade."

Agente define liberdade, mas cada um tem um conceito e um entendimento diferente. Você é livre? Eu não sou.

Aprisionada por familiares, por amigos, por entidades, por regras, por leis, pelo Estado, pela sociedade. Quem não é?

Eu não entendo como as pessoas conseguem viver tão reprimidas. É algo que me incomoda na maior parte do meu tempo de reflexão. Não só por mim, mas por cada um. Não existe bem-estar estando sempre preocupado com tudo e todos, estando sempre se reprimindo, escondendo sua essência, se tornando algo que você não é, ou explorando um lado seu do qual você não gosta, ou que não é exatamente o que você queria.

Liberdade, tão sonhada liberdade. Devemos nos contentar com a utopia de uma sociedade livre? Não somos livres, não seremos. É impossível conviver em sociedade e ser uma pessoa livre, até porque 'sua liberdade termina quando começa a do outro'. É triste, porque essa é uma daquelas coisas que a agente tem que se contentar e aceitar. Ou você convive, ou você vive. Liberdade é vida. Vida não é feita só de liberdade, mas boa parte dela sim. Quando desejo vida, desejo liberdade, desejo coragem de ser você mesmo, pois a repressão é a falta de liberdade, é o principal elemento que deteriora as sociedades, compostas por sobreviventes, gente frustrada. O fim da repressão me parece tão lindo...

Utopia. Caraterística humana. Quando somos 'livres', quando deixamos que se criem nossos pensamentos utópicos, deixamos nossas paixões se esvairem também, junto com a esperança. Acabamos com o amor, se é que ele existe ou já existiu. Não temos nem liberdade pra amar! Um sentimento dito tão essencial, tão perfeito e belo, e que é reprimido como nenhum outro.

O amor e a liberdade precisam um do outro, mas são cruelmente separados pelos valores reprimidos e idiotas que são formados dentro de nós desde o início da vida, convivendo. O peso do amor é igual ao peso de ser livre. Você consegue ir contra a maré? Às vezes não é nem questão de ir, por você mesmo. É questão de impossibilidade, mesmo. É triste, mas é fato. Quando alguém conseguir ser livre, conseguirá amar. E esse ser humano conhecerá duas das coisas mais bonitas da vida. Ele viverá, será livre e amante, será humano como nenhum de nós.

3 comentários:

  1. O jeito mesmo é aceitar,fazer o que né?Nem sempre tudo que nós queremos torna-se realidade.
    Obrigada pelo comentário c:

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu li tudo.... rs... e rlx Tamy, liberdade é uma coisa que conquistamos com o tempo.... em todos os sentidos ;) e creio que vc esteja na fase final dessa "prisão"... =)

    bju

    ResponderExcluir
  3. Oi Tammy! mudei meu blog de endereço http://liriosegirassois.com
    bjus

    ResponderExcluir